sexta-feira, 26 de setembro de 2008

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Teste de QI Chinês

Profcardy.Com

Teste seu raciocínio lógico e veja quanto tempo leva para resolver este problema!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Semana Cultural - Carlina Fest

Calendário de eventos da unidade

Avaliações e Trabalhos

  • 30/09 - Avaliação (8ª B);
  • 03/10 - Apresentação dos trabalhos sobre jogos matemáticos (8ª A e B);
  • 07/10 - Apresentação dos trabalhos sobre jogos matemáticos (8ª A e B);

Semana Cultural (de 08/10 a 11/10)

  • 08/10 - Feira do Livro/Oficinas;
  • 09/10 - Sarau de Poesias;
  • 10/10 - Festival de Danças;
  • 11/10 - Exposição.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O matemático da vez


Bhaskara (1114-1185)


Bhaskara viveu de 1114 a 1185 aproximadamente, na India. Nascido numa tradicional família de astrólogos indianos, seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, dedicando-se mais à parte matemática e astronômica (tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas) que dá sustentação à Astrologia. Seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da India, na época. Seu livro mais famoso é o Lilavati, um livro bem elementar e dedicado a problemas simples de Aritmética, Geometria Plana (medidas e trigonometria elementar ) e Combinatória. A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução é Graciosa), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza com a elegância dos métodos da Aritmética. Numa tradução turca desse livro, 400 anos depois, foi inventada a história de que o livro seria uma homenagem à filha que não pode se casar. Justamente essa invenção é que tornou-o famoso entre as pessoas de pouco conhecimento de Matemática e de História da Matemática. Parece, também, que os professores estão muito dispostos a aceitarem estórias românticas em uma área tão abstrata e difícil como a Matemática; isso parece humanizá-la mais. Ele escreveu dois livros matematicamente importantes e devido a isso tornou-se o matemático mais famoso de sua época. Mas, e a fórmula de Bhaskara ?
EXEMPLO: para resolver as equações quadráticas da forma ax2 + bx = c, os indianos usavam a seguinte regra:"multiplique ambos os membros da equação pelo número que vale quatro vezes o coeficiente do quadrado e some a eles um número igual ao quadrado do coeficiente original da incógnita. A solução desejada é a raiz quadrada disso."
É também muito importante observar que a falta de uma notação algébrica, bem como o uso de métodos geométricos para deduzir as regras, faziam os matemáticos da Era das Regras terem de usar varias regras para resolver equações do segundo grau. Foi só na Era das Fórmulas que iniciaram as tentativas de dar um procedimento único para resolver todas as equações de um grau dado. Bhaskara conhecia a regra acima, porém, a regra não foi descoberta por ele. A regra já era do conhecimento de, no mínimo, o matemático Sridara, que viveu há mais de 100 anos antes de Bhaskara.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Humor Matemático

TURCO É TURCO...

O turco Salim, muito rico, chega ao banco e fala com o gerente:- Eu qué fazê um embréstimo!
O gerente, surpreso, pergunta ao Salim:
- Você, Salim, querendo um empréstimo? De quanto?
- Um real.
- Um real? Ah, isso eu mesmo te dou...
- Não, eu qué embrestado do banco! Um real!
- Bem, são 12% de juros, para 30 dias..
- Dudo bem, vai dar um real e doze cendavos... onde eu assina?
- Só que o banco vai pedir uma garantia, sabe como é.... são normas internas.
- Bega minha Mercedes zerinha, que da ai fora e deixa guardada aí na garagem do banco, até eu paga o embréstimo, dá bom assim?
- Feito!!
Salim foi pra casa e disse pra Jamile:
- Bronto, nois já bode viaja pra Europa sem brocupação. Consegui deixar nossa carro numa garagem, por 30 dias, e eu só vai baga um real e doze centavos....

Curiosidade Matemática

Uma curiosidade com números de três algarismos
Escolha um numero de três algarismos: Ex: 234
Repita este numero na frente do mesmo: 234234
Agora divida por 13: 234234/13 = 18018
Agora divida o resultado por 11: 18018/11 = 1638
Divida novamente o resultado, só que agora por 7: 1638/7 = 234
O resultado é igual ao numero de três algarismos que você havia escolhido: 234.

Faça Comentários e Sugestões!